6 nov

Desperte Sua Luz – Como Aumentar Auto Estima

Hoje subi um video muito importante no youtube, Como Lido com a Auto estima. Acredito que ela seja um dos sentimentos mais importantes que irá guiar o rumo da nossa vida.

A autoestima, que pode ser definida como a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma, pode ser, portanto, positiva ou negativa. Quando positiva, funciona como poderosa alavanca para elevar o astral e contribui significativamente para o sucesso e a realização da pessoa. Sem dúvida, é ingrediente para o bem viver!

Santo Agostinho reforça esta ideia quando diz que “os seres humanos, em geral, admiram-se de ver a altura dos montes, as grandes orlas do mar, as grandes correntes dos rios, a latitude imensa do oceano, o curso dos astros e esquecem-se de se admirarem a si mesmos”.

Cultivar a autoestima significa reconhecer que somos seres únicos, com qualidades e defeitos! Admirar o nosso potencial, sem nunca cair em narcisismo, egocentrismo e etnocentrismo é o que devemos praticar, sempre! Todos os dias.

Precisamos acreditar mais em nós próprios para que os outros também acreditem. Talvez valha a pena refletir como anda a nossa autoestima.

A autor estima, na minha opinião é formada por 3 pilares essenciais:

  1.  amor-próprio (que implica auto-aceitação),
  2.  autoimagem (que passa pelo autoconhecimento, consciente das qualidades e defeitos)
  3. auto-confiança (que significa acreditar que somos capazes de superar diversas situações).

Digamos que a autoestima é como que um banco que só será forte e estável se as três pilastras estiverem estáveis.

Como anda a auto estima de vocês? Como vocês cuidam dela?

Acredito que precisamos nos amar a cada dia um pouco mais! Apaixone-se por você quantas vezes forem necessárias.

 

Além do video, separei um texto para nos ajudar a refletir:

“Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.

Você pode assumir sua individualidade, ou reprimir seus talentos e fantasias, tentando ser o que os outros gostariam que você fosse.

Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis sérias e bem situadas como você.

Você pode olhar com ternura e respeito para si próprio e para as outras pessoas, ou com aquele olhar de censura, que poda, pune, fere e mata, sem nenhuma consideração para com os desejos, limites e dificuldades de cada um, inclusive os seus.

Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar se lamentando pela falta de gente à sua volta.

Você pode ouvir o seu coração e viver intensamente ou agir de acordo com o figurino da cabeça, tentando analisar e explicar a vida antes de vivê-la.

Você pode deixá-la como está para ver como é que fica ou com paciência e trabalho conseguir realizar mudanças necessárias na sua vida e no mundo à sua volta.

Você pode deixar que o medo de perder paralise seus planos ou partir para a ação com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.

Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, você é quem decide o tipo de Vida que quer levar.

Você pode escolher o seu destino e, através de ações concretas caminhar firme em direção a ele, com marchas e contramarchas, avanços e retrocessos, ou continuar acreditando que ele já estava escrito nas estrelas e nada mais lhe resta a fazer senão sofrer.

Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo de coisas que você é e possui, ou acabar de tanta ansiedade e desgosto por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.

Você pode engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por conseqüência, melhorando tudo que está à sua volta, ou esperar que o mundo melhore para que então você possa melhorar.

Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer- se com você mesmo e tomar atitudes necessárias para concretizar o seu Plano de Vida.

Você pode aprender o que ainda não sabe, ou fingir que já sabe tudo e não precisa aprender nada mais.

Você pode ser feliz com a Vida como ela é, ou passar o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.

A ESCOLHA É SUA.
E o importante, é que você sempre tem escolha.

Pondere bastante ao se decidir, pois é você que vai carregar o peso das escolhas que fizer.”

 

Espero que gostem do video:

 

 

5 DICAS PARA ELEVAR A AUTO ESTIMA 

Deixem seus comentarios, vou adorar saber mais sobre vocês.

 

Beijos Pri