17 nov

Desapego: 6 dicas para se desfazer de roupas usadas

Final de ano é um ótimo momento para você parar e fazer aquela limpeza no seu guarda-roupa. É hora de colocar em prática o desapego e se desfazer de roupas usadas que estão apenas ocupando espaço. Vamos dar lugar para novas peças e renovar o seu closet? Veja algumas dicas espertas de como fazer isso!

Por que desapegar das peças que você tem dó?

Quem não tem aquela roupa que não usa há tempos mas também não tem coragem de se desfazer que atire a primeira pedra. A gente acaba criando um apego por alguns itens e, na maioria das vezes, sem qualquer motivo especial, não é?

Você tem dó de se livrar daquela peça e fica na expectativa de que “algum dia vai querer usá-la”. Aí passam dias, meses, anos e você NUNCA usa. O resultado disso? Seu guarda-roupa fica cheio, você não encontra o que precisa e o pior: a sensação de nunca ter o que vestir cresce.

Se identificou? Então está na hora de você incluir uma limpa no seu guarda-roupa entre as suas resoluções de ano novo. Roupa precisa ser funcional e ter uma utilidade dentro do seu closet, sem você ter que procurar um motivo para mantê-la ali. Isso vai facilitar muito o seu dia a dia e fazer você redescobrir o seu guarda-roupa!

6 dicas para se desfazer de roupas usadas

O desapego é um exercício que exige tempo. Reserve um momento do seu dia para fazer este exercício. Tire tudo do armário para analisar peça por peça e entender como tirar o melhor proveito de cada uma delas. Confiras as 6 dicas para se desfazer de roupas usadas:

 

1) Analise a condição de uso da peça.

É muito comum mantermos dentro do guarda-roupa itens que não estão em condição de uso. Sabe aquela peça que está descosturada ou com o elástico esgarçado? Ou ainda aqueles itens que estão com o tecido desgastado, com bolinhas, furos ou manchas. Está na hora de dar adeus para estas peças!

2) A peça serve em você?

Quem nunca guardou uma peça de roupas com o pensamento de “vou usá-la quando eu emagrecer”? Para se desfazer de roupas usadas você precisa parar de usar isso como um incentivo! Se esse item não te serve mais, ele pode ser doado ao invés de ocupar espaço no seu guarda-roupa. Caso você tenha emagrecido, verifique a possibilidade de ajustar a peça.

3) Mas, e o caimento? Favorece o seu tipo de corpo?

A peça ainda serve, beleza! Mas o caimento está favorecendo realmente o seu tipo físico? A modelagem certa tem o poder de transformar a nossa imagem. Aquela peça pode estar esquecida no seu closet porque no fundo você sabe que ela não veste muito bem em você. Para saber mais sobre os tipos físicos, acesse esse post: http://pribarison.com.br/por-que-voce-precisa-conhecer-o-seu-tipo-fisico/

4) Cuidado com o excesso!

É natural que com o tempo você acumule peças repetidas no guarda-roupa. Principalmente aqueles itens que são básicos com calças jeans, camisetas e regatas em cores neutras, por exemplo. Mas será que você precisa de todos elas? Verifique a condição de uso, se a peça serve em você e se desfaça do excesso.

5) Quando foi a última vez que você usou essa peça?

Seja sincera e pense quando foi a última vez que você utilizou a peça. O item está em ótima condição de uso, serve e tem um caimento ótimo, mas você não usa ele há mais de um ano? Então está na hora de passá-lo para frente! Peças são sazonais e é normal ficarem meses sem uso, mas quando passam-se anos e ela continua parada é sinal de que está na hora de se desfazer.

6) Seja realista: você realmente gosta dessa peça?

Parece óbvio, mas na hora de se desfazer de roupas usadas você precisa analisar se realmente ainda gosta daquele item. Por exemplo: você compra por impulso e o item que ficou lindo na loja não é a mesma coisa quando você chega em casa. Ou simplesmente você muda de estilo e aquela peça já não se encaixa mais no seu dia a dia.

Conheça o Closet Cleaning!

O Closet Cleaning é um serviço de Consultoria de Imagem em que fazemos uma seleção das peças do seu guarda-roupa. Analisamos o que fica e o que precisa ser retirado. Como resultado dessa “limpeza”, renovamos seu olhar sobre o que você já tem! Para saber mais sobre esse serviço, fale com a Pri!