21 mar

Kombucha – A Bebida Emagrecedora

O kombucha, chá milenar chinês, que contem bactérias do bem com propriedades para melhorar o sistema imunológico, regularizar as funções do intestino, aumentar a energia e até mesmo emagrecer, tem o consumo aumentado no Brasil desde o ano passado.

Ele é um alimento probiótico, microbiológico que ajuda a regenerar a flora intestinal e é excelente para a saúde como um todo.

Trata-se de uma bebida artesanal, levemente gaseificada, que surge da fermentação do chá preto adoçado com açúcar. O líquido resultante é uma combinação de microorganismos (leveduras e bactérias), benéficos à saúde.

 

COMO É PRODUZIDA:

Para produzir o Kombucha é preciso cultivar um scoby (uma cultura viva, de aspecto gelatinoso, parecida com uma massa de panqueca, composta por bactérias e leveduras) junto a 10% do chá da safra anterior. Esse scoby é adicionado a um recipiente de vidro com aproximadamente três litros de chá preto com açúcar em temperatura ambiente, coberto com um pano limpo para que ele possa respirar e se reproduzir. Ao fim de dez dias, em média, o scoby resulta em um “filhote” e a bebida finalmente está pronta para o consumo.

 

Eu consumi o da Vivah Alimentos por uma semana e adorei. Alem do saber ser muito bom, tem gás, o que deixa ainda mais agradável para beber.

 

Quem tiver interesse, a Vivah Alimentos tem pagina no facebook e varias opções.

Para as pessoas que tiverem interesse em consumir, procurem um profissional da saúde para saber a recomendação correta de como ingerir.

 

Aqui, uma foto do  Kombucha que tomei junto com meu café da manhã: