26 jan

Qual a altura certa da barra da calça feminina?

Você compra uma calça linda e na hora de marcar a barra, a vendedora pergunta: “Você vai usar com salto alto ou baixo?”. E agora? O comprimento ideal da barra é a dúvida de 11 em cada 10 mulheres. Por isso entenda: qual a altura certa da barra da calça feminina?

A importância do caimento

Não importa o seu estilo: é fundamental para a sua imagem pessoal ter atenção tanto no comprimento como na largura das roupas. Isso porque o caimento errado transmite uma mensagem de desleixo, além de deixar o corpo desproporcional.

Sabe quando fica sobrando tecido e a calça fica toda franzida na perna? Então, pensando pela óptica do caimento, a altura certa da barra da calça feminina tem como limite o ponto onde ela começa a “empapuçar” no pé.

A calça precisa estar com o caimento impecável. Dessa forma você poderá transmitir uma imagem de elegância e ainda usá-la como ferramenta para alongar a silhueta.

Barra de acordo com o modelo de calça

Além de verificar o caimento, outro fator que influencia na altura certa da barra da calça feminina é o modelo. Veja o comprimento ideal de acordo com a modelagem:

  • Calça reta: Para este modelo, a barra deve chegar na altura do peito do pé, sem tocar o chão, mas cobrindo o calcanhar. Você ainda pode dobrá-la e deixá-la mais curta, na altura do tornozelo. Assim você deixa o pé mais exposto, o que alonga ainda mais a silhueta e deixa o look mais informal.
  • Calça skinny: Como este modelo de calça é ajustado ao corpo, o ideal é deixá-la na altura do tornozelo, evitando que ela fique franzida.
  • Calça flare ou pantalona: Esses modelos são os que trazem mais dúvidas! Isso porque aqui, o sapato que será usado faz toda a diferença na altura certa da barra. Para saltos altos, o ideal é que a barra seja longa, cobrindo totalmente o peito do pé. Caso contrário, ela não deverá cobrir os pés e terá que ser mais curta.

 Barra de acordo com o sapato

Você já sabe sobre a importância do caimento, entendeu sobre a barra para cada modelo. Mas e o sapato? A grande dúvida das mulheres sobre a altura certa da barra da calça feminina é em relação a esse fator.

No geral, como no caso da flare e da pantalona, você é livre para escolher combinar sua calça com o sapato que quiser, seja ele de salto ou não. Porém, na hora de marcar a barra, leve em conta: em quais circunstâncias ela será usada?

Caso essa calça seja mais utilizada em ocasiões formais, como eventos ou até mesmo o ambiente corporativo, prefira marcar a barra na altura ideal para combiná-la com salto.

Já se as ocasiões forem mais casuais, como um passeio no final de semana, será melhor optar por uma altura mais curta para usá-la com sapatos baixos. Assim, você terá em seu guarda-roupa calças com possibilidades para variadas ocasiões.

Ainda está na dúvida?

É muito comum ter dúvidas não só em relação a barra da calça, mas também sobre como usar determinada peça ou até mesmo como ampliar as possibilidades do seu closet. Para essas e outras questões, você pode contar com uma consultoria especializada e se descobrir como uma nova mulher! Fale com a Pri!