28 ago

Roupas de trabalho para homens: o que você precisa saber?

Escolher roupas de trabalho para homens que sejam adequadas deixou de ser uma questão de estilo. Atualmente, a imagem tem um peso enorme no ambiente corporativo e com toda certeza pode contribuir para o sucesso profissional.

Para as mulheres, eu já fiz um post especial com dicas incríveis do que usar (veja aqui). Inclusive, tem um e-book completo com dicas para ajudá-las a montar looks (baixe gratuitamente aqui).

Mas, e os homens? O princípio de que a imagem pessoal contribui para o sucesso profissional também se aplica! Afinal, a segurança que se tem na hora de escolher as roupas reforça a competência da pessoa frente os colegas de trabalho. Foi pensando nisso que selecionei algumas dicas para os meninos:

– O dress code da empresa

A primeira dica na hora de escolher as roupas de trabalho para homens é respeitar o dress code.

As empresas querem que seus colaboradores passem a mensagem certa aos clientes. Por isso, o dress code se baseia nos valores da organização para determinar o que se pode vestir. Isso evita também que a pessoa se vista “muito melhor” (overdress) ou “muito pior” (underdress) que os demais funcionários.

Assim, se a empresa possui um dress code é fundamental que as roupas de trabalho para homens estejam de acordo com ele.

– Atenção com o tecido e o caimento

A sofisticação se esconde nos detalhes. Uma peça com o tecido certo e de qualidade faz toda a diferença na sua imagem. Esqueça as camisas de poliéster que fazem a pessoa transpirar muito. Os tecidos com composição de 100% algodão, por exemplo, são mais resistentes, confortáveis e bonitos. A calça de chino também não pode faltar no guarda-roupa masculino.

O caimento também deve ser levado em conta na hora de escolher as roupas de trabalho para homens. A barra da calça sobrando, o paletó muito comprido ou a camisa muito larga são detalhes que fazem o homem parecer desleixado. Algumas dicas:

  • A barra da calça deve ficar a 1 cm do chão.
  • Para o paletó, o comprimento não deve passar o quadril. Já a manga deve chegar até o ossinho do punho quando o braço estiver dobrado a 90 graus.
  • As camisas slim-fit têm um caimento mais ajustado, por isso devem ter a preferência na hora de escolher o modelo.

– A composição de cores

Uma das grandes dificuldades na hora de escolher as roupas de trabalho para homens é em relação a combinação das cores das peças que compõe o look. Se a empresa é um ambiente mais formal, deve-se combinar as meias e o cinto com a cor dos sapatos. Não tem erro!

Em relação a gravata, é importante saber: combine ela com a roupa, e não o contrário. Por isso, combine a cor da gravata com o terno e contraste na escolha da cor da camisa. O terno preto é um curinga que vai bem com todas as cores de gravata quando usado com uma camisa branca.

Já para um look mais informal, a dica é:

  • Vai usar uma peça colorida? Combine com uma outra de tom neutro.
  • Vai usar uma peça estampada (uma camisa xadrez, por exemplo)? Combine com outra peça que seja lisa.

Quer saber mais?

A Consultoria de Imagem é uma ótima ferramenta para alinhar a sua imagem pessoal à profissional. Você quer se expressar melhor ou quer ajudar seu marido, irmão ou amigo? Fale com a Pri!